Vida pelo Mundo | Dicas e inspirações de viagens!

Barra de Valizas, ou Valizas, para os íntimos, é uma vila de pescadores no litoral do Uruguai, localizada no município de Rocha.

Pense em um vilarejo bem pequeno, com pouquíssimas casas e habitantes. Para se ter uma ideia, a população de Valizas fora da temporada de verão, é de 330 habitantes (censo de 2011), o que faz o lugar ter uma tranquilidade incrível!

Visitamos Valizas no mês de março, comecinho do outono, e encontramos a grande maioria dos hotéis e restaurantes fechados. Portanto, se você não for entre os meses de dezembro e fevereiro, vai encontrar as praias desertas, o que nós adoramos!

Barra de valizas

 

Barra de valizas

Barra de valizas

barra-de-valizas-7

Para chegar, pegamos um ônibus da companhia Rutas del Sol, no Terminal Rodoviário Tres Cruces, em Montevidéu. O trajeto demorou 5 horas, com paradas em todas cidadezinhas do caminho.

Lembrando que a cidade não tem postes de iluminação, então se chegar a noite, leve uma lanterna!

Na beira das praias cheias de dunas, há algumas casas de pescadores, construídas de forma bem rústica, com madeiras de diversos formatos e telhados de palha. Algumas parecem ter saído de cenários de contos antigos!

Barra de valizas

barra-de-valizas-5

Barra de valizas

Nosso chalé relax!

Nosso chalé relax!

Uma das atrações do local é fazer uma travessia pelo Arroyo Valizas, um rio que desemboca no mar, para chegar a Cabo Polonio, a praia vizinha. É possível cruzar a pé pela praia, com passeio de barco ou cavalo, na alta temporada. Infelizmente não conseguimos atravessar porque a maré estava muito alta e os passeios não estavam disponíveis.

Quanto ao clima, pegamos um dia de chuva muito forte e um dia de sol, mas o vento forte foi constante o tempo todo. O mar estava um pouco gelado, mas nada absurdo.

Para que gosta de praias desertas e rústicas, é um ótimo lugar!

 
 

Gostou do post? Curta o Vida pelo Mundo nas redes sociais:       

Assine nossa newsletter e receba dicas e inspirações de viagens no seu email!

 

Comentários

comentários

Leia também

A Laguna Quilotoa se localiza na região andina do Equador, a 167 Km da capital Quito, e foi formada...

O Parque Nacional de Torotoro, localizado no departamento de Potosí, na Bolívia é um lugar pouco...

Puno é uma pequena cidade às margens do lago Titicaca, no Peru. O principal atrativo do local são...