Vida pelo Mundo | Dicas e inspirações de viagens!

Com 1,3 km de extensão, a East Side Gallery é a maior parte do muro de Berlim que ainda está em pé, e uma das maiores galerias de arte a céu aberto do mundo.

Em 1990, quatro meses após a queda muro, foram feitas mais de 100 pinturas, por artistas de diversas parte do mundo, retratando os sentimentos vividos nos anos de terror e também a sensação de liberdade e esperança gerada naquele momento.

East side gallery

Até hoje, a galeria já passou por duas restaurações, em 2006 e 2009, e teve algumas partes removidas, sob protestos, para facilitar o acesso do rio Spree ao O2 World, espaço de eventos localizado do outro lado do rio, e também para a construção de um prédio de alto padrão (money talks!).

“Tantas pequenas pessoas, que em tantos pequenos lugares, fazem tantas pequenas coisas que podem alterar a face da terra”, em tradução livre

“Tantas pequenas pessoas, que em tantos pequenos lugares, fazem tantas pequenas coisas que podem alterar a face da terra”, em tradução livre

Foto tirada durante o evento de comemoração de 25 anos da queda do muro.

Foto tirada durante o evento de comemoração de 25 anos da queda do muro.

east-side-gallery-6

Um dos desenhos mais famosos mostra Leonid Brezhnev, líder soviético, e Erich Honnecker, presidente da Alemanha Oriental, se beijando. O ato, bem comum para os soviéticos, realmente ocorreu após um discurso e ganhou grande destaque na mídia da época.

East side gallery

Do outro lado do muro há graffitis novos e não necessariamente relacionados ao período da guerra, que são renovados constantemente, e também um espaço gramado à beira do rio Spree. Vale a pena dar uma passeada pelos dois lados e depois dar uma relaxada observando o rio.

Muro de Berlim

Muro de Berlim

O local é uma das atrações turísticas mais visitadas de Berlim, e é mantido até hoje para que a história não seja apagada e esquecida.

Endereço: Mühlenstraße, Friedrichshain, Berlim

 

Como chegar: a estação mais próxima é a Warschauer Str., linhas S5, S7, S75 e U1.

 

Mais informações: http://www.eastsidegallery-berlin.de
 
 

Gostou do post? Curta o Vida pelo Mundo nas redes sociais:       

Assine nossa newsletter e receba dicas e inspirações de viagens no seu email!

 

Comentários

comentários

Leia também

O Parque Nacional de Torotoro, localizado no departamento de Potosí, na Bolívia é um lugar pouco...

Puno é uma pequena cidade às margens do lago Titicaca, no Peru. O principal atrativo do local são...

A cidade de Cusco, no Peru, recebe milhares de turistas todos os anos e mesmo assim mantém uma...