Vida pelo Mundo | Dicas e inspirações de viagens!

Itaúnas é uma vila simples, pacata e bem pequena, daquelas em que todos se cumprimentam e que você cruza com as mesmas pessoas em todos os lugares. Faz parte do município de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, divisa com a Bahia.

itaunas igreja

A vila já foi obrigada a mudar de lugar, devido ao avanço das dunas, causado pelo desmatamento da região, que soterraram as antigas casas entre os anos 50 e 70.

Em suas ruas de terra com poucos carros, Itaúnas tem alguns bares, restaurantes e pousadas bem bonitas, mas que não abrem o ano todo.

O Buraco do Tatu recebe festivais de forró e reggae, que movimentam bastante a cidade. Além dos hotéis e pousadas, também é possível se hospedar em quartos, suítes ou casas dos moradores, geralmente mais baratos.

Não há bancos ou caixas eletrônicos, e poucos estabelecimentos aceitam cartão na vila, leve dinheiro!

Trilha do Tamandaré

A trilha perto da entrada do Parque Estadual de Itaúnas leva à única casa da antiga vila que não foi soterrada. A casa era uma pouco afastada da vila, e “Seu Tamandaré”, o dono, preservou a vegetação dos entornos, o que manteve a casa em pé.

A partir dos restos da casa, é possível continuar a trilha para a praia de Itaúnas, saindo em uma parte das dunas que tem bastante vegetação, com um cenário um pouco diferente da trilha que leva aos quiosques.

itaunas trilha tamandare

Sente o clima da trilha!

itaunas casa tamandare

Casa do Seu Tamandaré

Praia de Itaúnas

Fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas, tem dunas enormes, com vegeteção de restinga, criando uma paisagem que chega a ser surreal, com árvores, cactus e grama em cima da areia, terminando em um mar imenso e agitado.

Tem alguns quiosques rústicos, que também não abrem o ano todo.

itaunas dunas de itaunas

itaunas dunas de itaunas

Riacho Doce

Acesso por estrada de terra com alguns buracos, a partir do Parque Estadual de Itaúnas. Na entrada da praia há um estacionamento pago (R$10,00).

O riacho que dá nome à praia, desemboca no mar quando está cheio. É a divisa do Espírito Santo com a Bahia. No lado bahiano há alguns quiosques que abrem somente na temporada.

itaunas riacho doce

itaunas riacho doce

Costa Dourada

Pertence ao município de Mucuri, Bahia, mas o acesso é mais perto por Itaúnas. Tem lindas falésias avermelhadas, corais, mar agitado e quente, com diversos tons de azul. Uma paisagem impressionante!

Tem algumas (poucas) pousadas e restaurantes próximos à praia. As falésias são ponto para salto de paraglider.

Acesso pela mesma estrada de terra que leva a Riacho Doce.

itaunas costa dourada

itaunas costa dourada

itaunas costa dourada

itaunas costa dourada

Praia dos Coqueiros

Também já no município de Mucuri, a praia deserta tem faixa de areia larga, com coqueiros na orla. O mar é verde escuro e morno. Tem um rio que desemboca no mar, manguezal e corais. Há uma lanchonete na entrada da praia. Depois dos corais, vem a Praia do Sossego, também deserta.

itaunas praia dos coqueiros

itaunas praia dos coqueiros

 

Gostou do post? Curta o Vida pelo Mundo nas redes sociais:       

Assine nossa newsletter e receba dicas e inspirações de viagens no seu email!

 

 

Comentários

comentários

Leia também

A Laguna Quilotoa se localiza na região andina do Equador, a 167 Km da capital Quito, e foi formada...

O Parque Nacional de Torotoro, localizado no departamento de Potosí, na Bolívia é um lugar pouco...

Puno é uma pequena cidade às margens do lago Titicaca, no Peru. O principal atrativo do local são...