Vida pelo Mundo | Dicas e inspirações de viagens!

10 km do centro de Itacaré se encontram duas das praias mais bonitas da região, Jeribucaçu e Arruda, com natureza rica e preservada, e paisagens paradisíacas. Para melhorar, ainda tem uma trilha no meio da mata, que leva à Cachoeira da Usina.

Praia de Jeribucaçu

O acesso à Praia de Jeribucaçu é feito por estrada de terra em boas condições, de aproximadamente 15 minutos, a partir da BA-001 (Ilhéus – Itacaré). As placas que sinalizam a entrada estavam viradas quando fomos, então preste atenção!

No final da estrada de terra há duas fazendas onde se pode estacionar o carro por R$10,00, e a partir daí, uma trilha de 20 minutos leva à praia. Na volta, a trilha fica um pouco difícil pela subida íngrime.

A isolada Praia de Jeribucaçu tem visuais bem distintos de acordo com a maré. Quando está baixa, uma extensa faixa de areia aparece e há algumas mesas e guarda-sóis dos quiosques, que vendem tapioca, açaí e refeições. Na maré alta, a água do mar se junta com a do rio, cobrindo boa parte da areia e fazendo os quiosques fecharem mais cedo. Seja qual for a maré, a paisagem é linda, com costões e Mata Atlântica envolvendo a praia!

jeribucaçu

jeribucaçu

O rio se juntando ao mar, na maré alta!

No lado esquerdo, uma trilha de 15 minutos, com paisagens de encher os olhos, leva à deserta Praia da Arruda.

Ao lado do Rio Jeribucaçu, que se encontra com a praia, tem uma trilha de 45 minutos que leva à Cachoeira da Usina. É necessário ir com guia, pois a trilha é dentro da mata fechada, passando por mangue e rio, não tem como ir sozinho sem conhecer! Nós perguntamos por guias nos quiosques e fomos com o Lucas, um menino com menos de 10 anos, mais esperto que nós dois juntos, que sabia tudo sobre a região e os nomes de todas árvores e bichos, pagamos R$20,00 o casal.

Praia da Arruda

Com uma riquíssima vida marinha, a Praia da Arruda revela corais que formam piscinas naturais na maré baixa. Na água cristalina e quente, é possível ver diversos peixinhos, ouriços e corais.

Coqueiros fazem sombra na pequena faixa de areia, que é cheia de conchinhas de várias cores e formatos.

A praia não tem nenhum quiosque e costuma ficar vazia, o lugar certo para quem busca um lugar paradisíaco e sossegado!

Vista da trilha para Praia da Arruda!

Vista da trilha para Praia da Arruda!

praia da arruda

praia da arruda

Piscina natural particular!

praia da arruda

Cachoeira da Usina

Após 45 minutos de trilha no meio da Mata Atlântica, passando por manguezais cheios de guaiamuns, árvores centenárias e trechos do rio Jeribucaçu, se chega à Cachoeira da Usina, que antigamente gerava energia para a cidade de Itacaré.

A queda d’água tem 25 metros de altura e um poço ótimo para banho, de aproximadamente 4 metros de profundidade. Como de costume na Bahia, a água estava quente!

Essa foi a trilha mais legal que fizemos em Itacaré e o banho de cachoeira compensa o caminho suado!

Trilha no manguezal!

Trilha no manguezal!

cachoeira da usina

A recompensa!

 

Gostou do post? Curta o Vida pelo Mundo nas redes sociais:       

Assine nossa newsletter e receba dicas e inspirações de viagens no seu email!

 

 

Comentários

comentários

Leia também

O Parque Nacional de Torotoro, localizado no departamento de Potosí, na Bolívia é um lugar pouco...

Puno é uma pequena cidade às margens do lago Titicaca, no Peru. O principal atrativo do local são...

A cidade de Cusco, no Peru, recebe milhares de turistas todos os anos e mesmo assim mantém uma...