Vida pelo Mundo | Dicas e inspirações de viagens!

A Praia de Pratigi fica no município de Ituberá, no sul da Bahia, em uma área denominada Costa do Dendê. A vila de Pratigi é bem pequena, com poucas ruas, umas 4 pousadas e algumas casas, sendo a maioria de veraneio.

São aproximadamente 15 kms de praia, praticamente desertos, envoltos por plantações de coco e dendê. Na entrada da praia, quiosques rústicos que servem a deliciosa comida baiana e concentram o pouco movimento de turistas e moradores das proximidades. Tem estacionamento e uma ducha de graça.

O mar é mansinho, quente e se encontra com o rio do Pratigi, no lado esquerdo da praia, ótimo para banho na maré baixa.

itubera pratigi

itubera pratigi

Encontro do rio com o mar.

itubera pratigi por do sol

Pela vila não ter muita estrutura, a praia costuma ficar vazia o ano todo. Não há água encanada, portanto não estranhe se a água do banheiro for amarelada! Também é possível se hospedar no centro de Ituberá. A estrada que leva à praia é asfaltada, mas tem bastante buracos.

Visitamos Pratigi no feriado de finados, e estava um pouco movimentada. O sossego, que geralmente reina no local, foi atravessado por carros com som alto e pessoas tentando fazer manobras com motos e quadriciclos na areia.

A rua principal da vila de Pratigi

A rua principal da vila de Pratigi

Pratigi é sede do festival de música eletrônica Universo Paralello, que acontece na semana do réveillon. Estivemos no festival nos anos de 2008 e 2009 e, pela maneira como ele é organizado, parece que acontece no meio do nada, em uma praia super isolada. Mas dessa vez, indo de carro, vimos que o acesso não é tão difícil e que fica próximo à praias turísticas, como Itacaré e Barra Grande.

É um lugar para quem procura uma praia linda, com mar calmo e quente, contato com a natureza e simplicidade!

Cachoeira da Pancada Grande

cachoeira da pancada grande

Na estrada para Pratigi tem a Cachoeira da Pancada Grande, que nós recomendamos muito! É uma queda d’água de aproximadamente 50 metros, no meio da mata atlântica. Tem estacionamento gratuito e banheiros para o público.

A cachoeira fica dentro de uma área de preservação que pertence à empresa Michelin e fica aberto todos os dias das 8h às 16h.

Do lado esquerdo da cachoeira, uma longa escada leva ao início da queda, de onde se tem uma vista linda da região, e ao curso do rio, onde algumas famílias fazem piquenique!

 

Gostou do post? Curta o Vida pelo Mundo nas redes sociais:       

Assine nossa newsletter e receba dicas e inspirações de viagens no seu email!

 

 

Comentários

comentários

Leia também

A Laguna Quilotoa se localiza na região andina do Equador, a 167 Km da capital Quito, e foi formada...

O Parque Nacional de Torotoro, localizado no departamento de Potosí, na Bolívia é um lugar pouco...

Puno é uma pequena cidade às margens do lago Titicaca, no Peru. O principal atrativo do local são...