Vida pelo Mundo | Dicas e inspirações de viagens!

A Laguna Quilotoa se localiza na região andina do Equador, a 167 Km da capital Quito, e foi formada dentro da cratera do vulcão de mesmo nome.

O vulcão Quilotoa está numa altitude de 3.914 metros e a lagoa em sua cratera tem 3 Km de largura e 250 metros de profundidade, com água em tons de azul e verde, devido aos minerais presentes em sua composição, formando uma paisagem lindamente única.

Laguna Quilotoa, Equador

Como chegar em Quilotoa

Nós usamos como base a cidade de Latacunga, que fica a umas 2 horas da Laguna Quilotoa e de onde saem ônibus direto à lagoa. Também é possível fazer passeios de um dia a partir de Quito, Riobamba ou Baños.



Booking.com

Os ônibus para a lagoa saem a cada hora do Terminal Terrestre de Latacunga, a partir das 09:00, custam U$2,50 e deixam na entrada do parque. É bom chegar cedo no terminal, pois os ônibus podem ficar lotados, e continuam vendendo passagem mesmo se não há mais assentos…no nosso foi bastante gente em pé, pelo trajeto de 2 horas.

Para voltar, é só pegar o ônibus no mesmo lugar que desce. Pergunte ao motorista o horário do último ônibus, quando fomos era 16:30. É bem comum que algum espertinho apareça dizendo que não há mais ônibus para voltar e se ofereça para levar de carro para o próximo povoado por alguns dólares. É golpe, acredite no horário que o motorista disser!

Visita a Laguna Quilotoa

O acesso é gratuito e na entrada do parque há alguns restaurantes, hotéis e mirantes. A partir daí se caminha poucos metros e já é possível ver a cratera do vulcão e sua linda lagoa, não sendo necessário bom preparo físico se você quiser apenas ver a lagoa.

Quilotoa, Equador

Laguna Quilotoa, Equador

Existem 2 trilhas que podem ser feitas: descer até a lagoa e depois subir ou dar a volta na cratera toda. A descida dura aproximadamente 30 minutos, sem muita dificuldade. Na subida, a dificuldade aumenta bastante, são 1.7 Km, com degraus de areia vulcânica e o fator da altitude. Nós achamos cansativo e fizemos em 1h30, com muitas pausas para descansar. Também há a opção de voltar à cavalo, por U$10.

Na beira da lagoa tem uma barraca que vende comida, área de camping e aluguel de caiaque para navegar na lagoa, que custa U$3 por pessoa para cada 30 minutos.

Quilotoa, Equador

Quilotoa, Equador

Quilotoa, Equador

Quilotoa, Equador

A volta completa na cratera dura de 5 a 6 horas e nos disseram que é bem difícil porque é subida e descida o tempo todo. A melhor opção para quem faz esse trajeto seria dormir em um dos hotéis na entrada do parque, pois é provável que não dê tempo de pegar o último ônibus para voltar a Latacunga.

Leve água, alguma coisa para comer, roupa de frio e protetor solar!

O cansaço valeu a pena para conhecer essa paisagem tão diferente e fantástica!

Quilotoa, Equador

Tem alguma dúvida ou dica? Comenta aí!

 

Gostou do post? Curta o Vida pelo Mundo nas redes sociais:       

 

Comentários

comentários

Leia também

O Parque Nacional de Torotoro, localizado no departamento de Potosí, na Bolívia é um lugar pouco...

Puno é uma pequena cidade às margens do lago Titicaca, no Peru. O principal atrativo do local são...

A cidade de Cusco, no Peru, recebe milhares de turistas todos os anos e mesmo assim mantém uma...